CLASSIFICAÇÃO DE USUÁRIOS

25/07/2013 01:53

Os usuários de drogas podem ser divididos em algumas fases bem características:

 

 

Usuário eventual ou experimental

É o experimentador curioso, que usa a droga pouquíssimas vezes, levado por amigos que o induzem a essa experiência; ou movido pela desinformação e curiosidade. Normalmente não se fixam em nenhuma.

 

 

Usuário ocasional ou recreativo

Usa em ocasiões fixas: festas, situações em que precisam produzir certo tipo de trabalho, reuniões para trocar idéias, encontros sexuais.

 

 

Usuário habitual ou funcional

É aquele que está a um passo do vicio e dependência. Começa a apresentar alterações no comportamento. Já tem o hábito de usar e costuma comprar para ter sempre ao seu alcance, possibilitando o uso quando der vontade.

 

Usuário dependente ou disfuncional

Possui um forte impulso psíquico que impede sua abstinência (ou não uso), dando-lhe um desconforto tal que, fatalmente, ele ira procurar a droga.

 

Usuário de abuso

É aquele que passa a se prejudicar e sentir as conseqüências de sua dependência, como aquele que vara a noite cheirando cocaína e perde o dia de trabalho, ou aquele outro que troca uma atividade da qual gostava, como nadar ou visitar amigos, para ficar se drogando em casa. Usa de maneira compulsiva: enquanto houver, não para. Exemplos clássicos são os usuários dependentes de álcool e cocaína.

 

Usuário crônico

Onde, em muitos casos, e dependendo da droga, já se instalou a dependência física e uma forte dependência psíquica; onde a busca da droga se faz por compulsão (desejo irrefreável), no caso da maconha, por exemplo, é o individuo que fuma em media cinco cigarros por dia. E, no caso de outras drogas, em sua falta, vai ter os comportamentos da “síndrome de abstinência”, tais como: suores, náuseas, vômitos, tremores, etc. ele percebe que a droga esta lhe causando vários problemas, mas não para. A tolerância já esta instalada e o dependente precisa de doses cada vez maiores.